Odeio fazer o papel do cara que destrói os sonhos das pessoas, mas esse bendito treino que você esta procurando não existe, a maioria das pessoas que treinam para perda de gordura, emagrecimento ou definição muscular cometem o mesmo erro, que é justamente TREINAR PARA QUEIMAR GORDURA. Treinar com o objetivo de queimar gordura ou gastar calorias seria o mesmo que uma empresa trabalhar com o objetivo de ganhar dinheiro, nesses dois casos, você acaba deixando a qualidade de lado e poderá até obter pequenos resultados no inicio, mais tendera ao fracasso a rapidamente e perdera tudo que conseguiu e as vezes um pouco mais.
Os profissionais de saúde mais atualizados ja entenderam que não é porque o individuo come gordura que ele vai engordar, por esse motivo estão cada vez mais adicionando em suas dietas alimentos ricos em gordura como por exemplo salmão, castanhas, óleo de coco, abacate e mais recentemente ovos com gema e bacon, assim como, esses profissionais também ja entenderam que não é por que o individuo gasta mais calorias ou queima mais gordura que ele vai emagrecer, e com isso estão cada vez mais indicando exercícios de alta intensidade como a musculação e exercícios cíclicos intermitentes para AUXILIAR no processo de emagrecimento.
POR ISSO!!! parem de ficar fugindo loucamente de alimentos que contenham gordura e de ficar procurando loucamente modalidades ou treinos que queimem mais gordura ou gastem mais calorias e procurem o acompanhamento de profissionais competentes.
Se pudéssemos fazer uma analogia entre alimentação e exercício físico, poderíamos dizer (mesmo sem ter um profundo conhecimento em nutrição) que, se tivéssemos que optar por um prato composto por batata doce, salmão, azeite e brócolis com 600kcal ou um prato composto por cachorro quente, catchup, doritos, e coca cola com 400kcal, certamente levaríamos em conta algo a mais do que as calorias, talvez levássemos em conta os nutrientes de cada prato. Portanto não faz o menor sentido querer saber o que tem mais calorias, salmão ou salsicha, azeite ou catchup, brócolis ou doritos, pois você sabe que salsicha, doritos e coca cola apesar de serem mais gostosos, são lixos que não vão te trazer os resultados que você quer, e é muito importante que você entenda que comendo assim você não pode jamais querer ficar com o corpo parecido com o de alguém que come comida de verdade.
Com relação ao treino não é diferente, se você tivesse que optar por um treino de musculação convencional, “chato” pra caramba mas eficiente ou qualquer outro método de treino que prometa gastar mais calorias ou queimar mais gordura, tipo funcional, circuito, zumba, spinning, crossfit, etc…, você deveria levar em conta algo mais do que qual “gasta ou queima mais”, talvez devesse avaliar o impacto desse treino na sua massa muscular, metabolismo, etc… Portanto não faz o menor sentido querer saber qual deles gasta mais calorias ou queima mais gordura, pois apesar de alguns treinos serem mais “legais e dinâmicos” certamente não vão te trazer os resultados que você quer, e é muito importante que você entenda que ao optar por esses tipos de treino alternativo, você não pode jamais querer ficar com o corpo parecido com o de alguém que treina de verdade.
Obs: Quando digo "se você tivesse que optar", não quer dizer que você tenha que optar, você pode utilizar QUALQUER atividade para AUXILIAR no processo de emagrecimento, no entanto, seria interessante sempre conciliar com o treinamento de força.
Existem vários métodos eficientes de se treinar musculação, e o que você pode esperar de treino de musculação eficiente é um aumento ou manutenção de sua massa muscular, força ou resistência, o gasto calórico e queima de gordura durante e após o treino seria apenas consequência de um bom treino, como se você ganhasse bônus por fazer um bom trabalho.
Alguns métodos de treino prometem otimizar ou aumentar o gasto calórico e a queima de gordura como por exemplo:
-Fazer exercícios com numero elevado de repetições;
-Fazer exercícios de perna, braço e abdomem intercalados em forma de circuito;
-Intercalar exercícios de musculação com exercícios aeróbios tipo esteira, bike, corda, etc…;
-Ou o que eu considero o pior de todos que é misturar todos os métodos citados acima em um mesmo treino e chamar de crossfit.
No entanto ao escolher métodos de treino que OTIMIZAM ou AUMENTAM o gasto calórico e queima de gordura, você acaba MINIMIZANDO ou DIMINUINDO os melhores benefícios que a musculação pode oferecer, principalmente a manutenção da massa muscular, que é responsável por manter seu metabolismo acelerado. Com isso, no final de vários meses você realmente “queimou” milhões de calorias e gordura mas não emagreceu, pois como disse no começo, não é por que vc queima gordura que você vai emagrecer, e ainda por pode ter sacrificou sua massa muscular por ter priorizado a “queima” de gordura. E o pior de tudo é quando a pessoa até consegue emagrecer por causa da DIETA mas acaba ficando flácida por ter perdido parte de sua massa muscular e depois de algumas semanas engorda tudo de novo por que a perda de massa muscular deixou seu metabolismo lento .
Tendo exposto tudo isso, fica bem claro que esse é mais um daqueles casos em que as coisas são bem simples mas os experts gostam de complicar, TREINE musculação para ganhar ou manter sua massa muscular e faça a DIETA para perder gordura, treinar para queimar gordura seria utilizar a musculação de uma forma não muito inteligente para não dizer MEDÍOCRE.
Obs: Fuja de treinos para queima de gordura e definição muscular, não vale a pena. Talvez seja por isso que você nunca viu um professor ou personal da sua academia fazendo esse tipo de treino, apesar de muitos ainda prescreverem para seus alunos.