Alinhamento dos joelhos, uma boa dica para evitar lesões.


Lembra da primeira vez em que você fez um leg press ou um agachamento na vida, provavelmente a pessoa que estava te ensinando, seja ela um professor ou um amigo(a), fez a seguinte observação “CUIDADO, NÃO DEIXA OS JOELHOS FECHAREM”. Essa é uma boa dica e é muito fácil observar isso em movimento como leg press e agachamento pois as duas pernas estão em paralelo (duas linhas retas) fazendo com que qualquer desalinhamento seja facilmente percebido.

No entanto, existem alguns outros exercícios como avanço, afundo, agachamento sumo, levantamento terra sumo, leg press “pés afastados” ou a própria corrida, onde é mais difícil observar essa alteração do movimento pois
as duas pernas não estão em paralelo para servir como ponto de referencia, por isso é necessário um pouco mais de conhecimento sobre o movimento humano e olhos treinados para perceber.

“Um dos principais mecanismos de lesão nos joelhos é o valgo dinâmico caracterizado pelo movimento involuntário de adução e rotação interna do quadril, durante o movimento de flexão e extensão de joelho e quadril, causando a perda do alinhamento dos segmentos corporais dos membros inferiores, pé, tíbia e fêmur. (joelhos para dentro)”

Obs: Consulte sempre um profissional de educação física, se possível com experiencia, e evite seguir dicas da internet como essa do vídeo.




Postagens populares